Eles estão crescendo. Eles estão prosperando. Eles estão moldando o futuro da igreja global. É hora de ouvir.

Nov 29, 2018Portuguese, World Christianity0 comments

Se você é um cristão no Ocidente, você agora é uma minoria

Embora muitas estatísticas mostrem que a igreja no Ocidente está em declínio multigeracional, o oposto é verdadeiro em quase todo o resto do mundo.

Culturas e igrejas não ocidentais não são mais a minoria: elas são a maioria.

As igrejas do Mundo Majoritário (às vezes chamado de Mundo em Desenvolvimento) viram um crescimento extraordinário e sustentado por décadas. Lugares como África, Ásia e América Latina. Oceania e Caribe. O Oriente Médio e a Europa Oriental. Primeiras Nações e comunidades indígenas. Finalmente, as comunidades cristãs imigrantes também estão passando por um período de crescimento e revitalização. Insights das igrejas nessas culturas podem ajudar a renovar a igreja global. Eles podem revigorar nossas igrejas, à medida que aprendemos uns com os outros. E eles têm o poder de investir em estratégias ocidentais de missão, culto e discipulado com novas vibrações.

Em 2016, eu fundei o The Global Church Project (Projeto Igreja Mundial) para que pudéssemos ouvir e aprender com igrejas e líderes cristãos não ocidentais. Viajei pelo mundo para conhecer e fazer entrevistas filmadas com centenas de líderes de igrejas não ocidentais. As centenas de entrevistas e podcasts filmados no TheGlobalChurchProject.com são a voz deles.

Mas é muito mais que isso. Cada entrevista é acompanhada por recursos para pequenos grupos, currículo para as aulas da faculdade, livros, postagens de blog e muito mais. Seja você um pastor, um aluno, um professor ou um plantador de igrejas, essas vozes são para você. Elas podem nos ajudar a abraçar novas missões, discipulados, orações, cultos, comunidades, a ter confiança no evangelho e muito mais.

Como Deus está renovando a igreja global hoje?

Cristãos em contextos não ocidentais e indígenas estão redefinindo o cristianismo do século XXI. O cristianismo na África, Ásia e América Latina cresceu de 94 milhões em 1900 para 1,389 bilhões em 2010. Esse número deverá crescer para 2,287 bilhões até 2050.

Vamos pegar a China, por exemplo. O professor Fenggang Yang, da Purdue University, faz uma importante previsão. Se as atuais taxas de crescimento continuarem, dentro de uma geração a China terá mais cristãos do que qualquer outra nação na Terra.

O historiador norte-americano Philip Jenkins diz: “Vivemos atualmente um dos momentos transformadores na história da religião em todo o mundo. Nos últimos cinco séculos, a história do cristianismo tem estado inextricavelmente ligada à da Europa e das civilizações derivadas da Europa no exterior, sobretudo na América do Norte. Até recentemente, a esmagadora maioria dos cristãos vivia em nações brancas… No último século, no entanto, o centro de gravidade do mundo cristão mudou inexoravelmente para longe da Europa, para o sul, para a África e América Latina e para o leste, em direção à Ásia. Hoje, as maiores comunidades cristãs do planeta podem ser encontradas nessas regiões.” (Jenkins, A Próxima Cristandade, 1).

O que os cristãos ocidentais podem aprender com a igreja global hoje?

No TheGlobalChurchProject.com, lançamos muitas centenas de vídeos e podcasts com líderes cristãos asiáticos, africanos, latino-americanos, do leste europeu, do Oriente Médio, do Caribe, aborígenes e indígenas.

O que os cristãos ocidentais podem aprender com a igreja global hoje? O que os cristãos de fora do Ocidente podem aprender uns com os outros?

Aqui estão as 12 coisas principais:

1. Igrejas em crescimento enfatizam missão e evangelismo– A maioria dos cristãos encontra-se agora fora da Europa e da América do Norte. Esse crescimento exponencial é o resultado de um foco no evangelismo e na multiplicação de discípulos, líderes e igrejas. Isso inclui uma profunda paixão pela missão popular e pela multiplicação de discípulos e igrejas em todas as áreas da sociedade. Não há igreja sem missão e nenhuma missão sem a igreja. Isso envolve a semeadura abundante do evangelho e a confiança no poder do Espírito Santo. Missão é proclamação; mas também é compromisso social, justiça social, pacificação, simbologias e fascínio.

2. Igrejas renovadas enfatizam o Espírito Santo e a renovação– Missão e Espírito andam de mãos dadas. O rápido crescimento do cristianismo fora do Ocidente deve nos fazer repensar o lugar e o poder do Espírito na vida da igreja (incluindo o impacto do Espírito no culto, liturgia, missão, multiplicação, plantação de igrejas e ministério das igrejas). Não me lembro de onde ouvi esse ditado pela primeira vez, mas um pesquisador do cristianismo asiático escreveu: “O que o Ocidente chama de pentecostal, a Ásia chama de cristianismo”. Isso inclui a confiança no poder, proteção, presença e provisão do Espírito Santo para renovar e fazer crescer a igreja. Isso vem com uma paixão pela oração.

O que o Ocidente chama de pentecostal, o resto do mundo chama de cristianismo. Click To Tweet

3. Igrejas espirituais enfatizam a oração e a comunidade– A oração é o pilar do culto, da missão, do plantio e de muito mais. A oração é o maior recurso que trazemos para o nosso ministério e missão. Mas a oração não é feita sozinha. É feita em uma comunidade vibrante e é feita na vizinhança. Oração e comunidades cristãs espiritualmente vivas andam de mãos dadas.

4. Igrejas que se multiplicam enfatizam o plantio intencional de igrejas– Isso inclui estratégias de plantação deliberada de igrejas e missão da igreja local. Em muitas culturas, quase todo pastor deve ser um plantador de igrejas. Todo cristão é um missionário em sua comunidade local e vizinhança. As igrejas não simplesmente acontecem – são necessárias estratégias de plantio intencionais, focadas e deliberadas.

5. Igrejas confiantes enfatizam o poder e a autoridade bíblica– A Bíblia é acreditada plenamente e é a fonte orientadora da doutrina, igreja, vida e plantação. Precisamos de uma voracidade revigorada pela Bíblia e uma confiança renovada em seu poder e autoridade.

6. Igrejas eficazes enfatizam a liderança local– Esqueça-se de importar missionários. Esqueça-se de se concentrar em talentos externos. Os melhores movimentos da igreja identificam, desenvolvem, treinam e lançam líderes locais e de base.

7. Igrejas inspiradoras enfatizam o “Sacerdócio de todos os Crentes”– Isso inclui um novo foco na voz e no ministério dos leigos. As pessoas são inspiradas a usar seus dons e se envolver na missão e no ministério. Quando a igreja está crescendo rapidamente, você não pode depender de pastores ordenados; você tem que envolver todos no ministério e missão. A missão e o ministério de cada membro são vitais.

8. Igrejas proféticas enfatizam a justiça e a dignidade humana– As igrejas são frequentemente cercadas por injustiça, pobreza e corrupção. Então, elas procuram abordar essas coisas com coragem e paixão. Frequentemente integram e honram os pobres – são movimentos das periferias. Este é um tema comum.

Movimentos cristãos que crescem, prosperam e plantam geralmente são movimentos das periferias. Click To Tweet

9. Igrejas em expansão enfatizam modelos simples, em células e domicílios– Há uma grande diversidade de vida da igreja no não-ocidente. Mas o modelo mais comum é o das igrejas em células e domicílios. Igrejas em células pequenas e reproduzíveis de 10 a 30 membros se encontram em casas ou em edifícios comerciais e estão levando a um crescimento explosivo na igreja. Igrejas em células frequentemente se ligam a uma rede estruturada, mas nem sempre (p. ex., a Igreja do Evangelho Pleno em Seul é o exemplo mais famoso disso, com 50.000 grupos de células). As igrejas domésticas são geralmente mais autônomas.

10. Igrejas reprodutoras enfatizam igrejas plantando igrejas– Precisamos de grupos confessionais e outros grupos para plantar recursos. Mas em qualquer lugar onde as igrejas estão se multiplicando rapidamente, é porque há igrejas plantando igrejas. A reprodução é vista como natural. Há pouca dependência de ajudas externas para o plantio de igrejas. Esse foco em igrejas plantando igrejas é uma das grandes chaves para o crescimento explosivo da igreja na Ásia, África e América Latina.

11. Igrejas saudáveis enfatizam a reprodução rápida– Movimentos de plantação de igrejas têm essa característica comum: reprodução rápida. Essa é a chave para a saúde delas. Coisas vivas se reproduzem. Se o seu foco é interno, você fica estagnado e morre. Mas se o seu foco está na rápida reprodução, você frequentemente descobre a saúde e a vitalidade que advém da saída em fé e da busca de testemunho e conversão e da Grande Comissão. A rápida multiplicação de discípulos, pequenos grupos, líderes e igrejas no não-ocidente é de tirar o fôlego. Isso não é comum no Ocidente, mas é na Ásia e na África. E movimentos não-ocidentais de plantação de igrejas dizem que é a chave para o sucesso deles: trata-se de ímpeto, paixão, urgência e importância. Trata-se de sair em razão de fé e assistir a Deus responder.

Coisas vivas se reproduzem. Se o seu foco é interno, você fica estagnado e morre. Se externo, você vive! Click To Tweet

12. Igrejas impactantes enfatizam a fé e a missão de toda a vida– Missão não é apenas sobre proclamar o evangelho e plantar igrejas. É sobre todos os aspectos da vida. Não é simplesmente que evangelismo e envolvimento social devem ser feitos lado a lado. Em vez disso, na missão holística (ou integral), nossa proclamação tem consequências sociais quando chamamos as pessoas ao amor e ao arrependimento em todas as áreas da vida. E o nosso envolvimento social tem consequências evangelísticas ao testemunharmos a graça transformadora de Jesus Cristo. A Rede Miquéias Global colocou desta forma: Se ignorarmos o mundo, trairemos a palavra de Deus, que nos envia para servir ao mundo. Se ignorarmos a palavra de Deus, não temos nada para trazer ao mundo. Justiça e justificação pela fé, pelo culto e pela ação política; o espiritual e o material; a mudança pessoal e a mudança estrutural – tudo isso está interligado. Como na vida de Jesus, ser, fazer e dizer estão no centro de nossa tarefa integral.

Como podemos aprender mais com a igreja global hoje?

Todos os vídeos, podcasts e recursos de pequenos grupos no TheGlobalChurchProject.com são totalmente gratuitos e sempre serão. Nossos recursos ajudam líderes e igrejas cristãs a prosperar e crescer à medida que aprendem com a igreja global. Ajudamos você e sua igreja a se tornarem mais inovadores, missionários e multiculturais.

Eles estão crescendo. Nós não estamos. É hora de ouvir a igreja global. Click To Tweet

Muito em breve, o site TheGlobalChurchProject.com estará disponível em inglês, chinês, coreano, espanhol e outros idiomas. Esses recursos globais estão sendo usados pela igreja global e estão disponíveis, gratuitamente, para o seu ministério local e sua igreja. É hora dos cristãos ocidentais aprenderem a seguir Jesus local e globalmente.

 

First published in Eternity News, HERE

Image Credit, Michael Tompsett

 

 

Graham Joseph Hill

Graham Joseph Hill (PhD, Flinders University) is Research Coordinator at Stirling Theological College (University of Divinity) in Melbourne, Australia. He has planted and pastored churches, and been in theological education for twenty years. Graham is also Writer-Theologian in Residence at Thornleigh Community Baptist Church, which is a healthy, missional, and Christ-centered church in the northern suburbs of Sydney.

Graham is the author or editor of 6 books including Global Church (IVP, 2016), Healing Our Broken Humanity, (IVP, 2018, with Grace Ji-Sun Kim), and Salt, Light and a City (Cascade, 2017). He also directs The Global Church Project

© 2019 All rights reserved. Copying and republishing this article on other Web sites, or in any other place, without written permission is prohibited.

Want to be mentored?

Want to be mentored into a slower, deeper, and fuller discipleship, ministry, and life?

 

Books

Don't forget to buy Graham Joseph Hill's books:

  1. Healing Our Broken Humanity
  2. Global Church
  3. Salt, Light, and a City (second edition)

 

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CONNECT WITH US

FOLLOW US ON SOCIAL NETWORKS

Join our mailing list now for FREE resources

You have successfully subscribed! Get 100+ free videos here: https://theglobalchurchproject.com/videos/

Share This